" />

março 07, 2007

Confusão entre ervas

A entrada anterior fez-me lembrar de que não resisto a uma professorice. Há grande confusão entre duas ervas completamente diferentes, por causa do nome, manjerona e manjericão. O manjericão, a que os ingleses chamam basil, tem uma folha relativamente grande e é a erva indispensável em muitos e muitos pratos da cozinha mediterrânica, a começar por muitos molhos para massas italianas, acabando nas mussacas gregas. Não só, a sua origem é asiática e, pelo que tenho lido, é erva muito usado na cozinha tailandesa e vietnamita. Nota importante, é que o manjericão resiste muito mal à fervura. Na boa cozinha italiana, é adicionado só no fim da confecção de um prato.

Coisa diferente é a manjerona (marjoram em inglês), de aspecto semelhante ao orégão, de folha pequena e em raminhos muito compactos. Aliás, é fácil fazer híbridos das duas plantas. Também é predominantemente um ingrediente de cozinha mediterrânica mas de outra, a provençal.

Tomate com mozzarella e manjerona, já vi numa ementa. Asneira! Embora também não fosse mau.

2 Comentários:

Blogger zana escreveu...

Este comentário foi removido pelo autor.

8/3/07 14:22  
Anonymous Anónimo escreveu...

Um pequeno acrescento, se me é permitida a ousadia: o manjericão “europeu” é bem diferente das variedades usadas na Ásia. A sua substituição pelo “nosso” em receitas asiáticas dá asneira do tipo "nao bate a bota com a perdigota"!

Carla

13/3/07 16:49  

Enviar um comentário

<< Home