" />

fevereiro 15, 2007

Moinho de carnes


Sabem o que isto é, coisa já esquecida mas essencial na cozinha de família? O velho moinho manual de carne! Afinal, também a base do actual moinho eléctrico, de furos, do talho. Uso muito o "mixer" de lâminas, o 1-2-3, mas nunca para cozinha esmerada, principalmente quando se trata de carnes ou aves. Peixe, nem falar, este nem sequer por moinho, só muito esmagado à mão.

As lâminas terríveis fazem uma papa aguada, boa para confecção de pneus. Moer obriga a que a massa final mantenha os sucos no interior do moído, o que se consegue com este velho moinho tradicional (vende-se em boas lojas).

Se quiserem fazer, à última hora, um empadão de carne ou uns croquetes, não levo nada a mal o uso da misturadora de lâminas. Mas não numa tarde relaxada de cozinha, esmerada, por exemplo para uma terrina ou uma boa empada. E até se podem entreter com exercícios técnicos. O velho moinho vem com vários discos perfurados, de dimensão diferente dos furos. Podem-se combinar. Experimentem!

Não fico por aqui, sem contar uma "maluqueira". Tenho um irmão que domina a técnica de cozinha como os melhores profissionais. O velho moinho? Nê, como ele diz, à micaelense. Carne moída é coisa de meia hora, com duas enormes facas bem pesadas, a malhar na carne, alternadamente, virando-a com frequência, como tocador africano de tantan a contar história interminável e com muita paciência.

2 Comentários:

Blogger Pedro Aniceto escreveu...

:) Ainda há dias explicava à minha mulher que melhor do que rapar o tacho do puré, só tirar os bocadinhos de carne moída do disco dos furos pequeninos...

18/2/07 15:13  
Anonymous Anónimo escreveu...

estes moinhos são também excelentes para fazer pastéis de bacalhau. Passo tudo aqui... a cebola, o alho, as batatas e o bacalhau. Só a salsa é picadinha. Duas gemas de ovo, duas claras em castelo e ficam de truz, com a consistência ideal...
O meu só tem 1 disco de furos, que vinha com o moinho (parece-me ser igual ao da fotografia). Sabe o caro JVC se e onde se podem comprar discos avulso?

2/3/07 00:19  

Enviar um comentário

<< Home