" />

janeiro 26, 2007

Reinventando a roda

Comia-se bem em casa dos meus pais, mas nem sempre coisas complicadas. Às vezes, por gosto ou pressa, podiam ser coisas bem simples, mas sempre bem feitas. O meu pai gostava muito de atum de conserva, o excelente atum da Corretora. Normalmente em salada russa e maionese. Outras vezes, à pressa, apenas com ovo cozido e batata cozida. Foi também hoje o meu almoço e lembrei-me do meu pai, fazendo o "molho" que ele preparava sempre, já no prato.
Um dente de alho picado fino, misturado com a gema de um ovo cozido e uma boa colher de malagueta. Um toque de boa mostarda. Amolecer em vinagre, aos poucos, intervalando com emulsionar em azeite, também aos poucos. Picar fino a clara cozida e misturar com o molho.
"Et voilà", coisa de que sempre gostei muito. Afinal, era roda reinventada, em total inconsciência disto do meu pai: conhecem o molho gribiche? Não é exactamente igual, mas a ideia é a mesma. Simplesmente, talvez por razões sentimentais, prefiro o molho do meu pai. Sugiro-o também com qualquer peixe cozido, quente ou, de preferência, frio.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home