" />

janeiro 18, 2007

Bacalhau de cura amarela (2)

O meu almoço de hoje, uma bela posta de bacalhau de cura amarela, simplesmente cozido (ou melhor, insisto sempre, escaldado). Cozido ou assado, que está a um preço (30 €/kg) que me impede de o usar misturado com outras coisas. Afinal, é o bacalhau da minha infância, de sabor bem vincado, na melhor tradição portuguesa da cura. Só para os mais novos, habituados ao padrão actual da cura mais suave (de que também gosto) é que este bacalhau será surpresa.

Lembrei-me de que talvez alguns leitores da minha entrada anterior se tenham perguntado porque é que ele só tem esta época de inverno. É que a maior parte do bacalhau é hoje curado em estufa e este é ao sol, mas só o sol fraco do Outono e princípio do Inverno é que o cura sem o "queimar".

5 Comentários:

Blogger Eurydice escreveu...

Hummm... primeira vez aqui... hei-de voltar muitas!...:))

18/1/07 22:15  
Blogger Eurydice escreveu...

Agora que já percebi o que é " a cura amarela", poderia fazer o favor de me explicar a razão que torna melhor o bacalhau apenas escaldado em vez de fervido?...
É que eu sei que é assim... mas não sei PORQUÊ... :)) E isso incomoda-me!...

22/1/07 22:06  
Blogger JVC escreveu...

O tratamento a temperatura mais elevada e mais prolongado faz escorrer para a água a gordura que intercala as fibras da carne do bacalhau e que lhe dá untuosidade e sabor.

23/1/07 09:59  
Blogger Eurydice escreveu...

Muito obrigada!...
:)

23/1/07 21:07  
Anonymous Anónimo escreveu...

Caro João: fui um sortudo e ofereceram-me também comprado no mesmo sítio...mas um pouco mal cortado...enfim...pode dizer-me quanto tempo se demolha este tipo de bacalhau? o mesmo tempo do dito normal?

14/12/08 15:23  

Enviar um comentário

<< Home