" />

novembro 15, 2006

Novamente o catering

Quem, com toda a razão, não gosta de snobismos é melhor não ler esta entrada. Confesso desde já que tenho um hábito pouco consentâneo com a minha modéstia geral de costumes: só viajo de avião em classe executiva. Sou comodista, tenho pernas compridas e tenho alguma aversão a contacto físico muito próximo. Mas o dinheiro sou eu que o ganho e ninguém me pode criticar por o usar a meu gosto.

Este blogue é de gastronomia e, por isto, vou escrever sobre o catering, mais especificamente da TAP e em executiva, presumindo que passar para turística só agrava as coisas. A primeira observação é que é muito diferente a refeição num voo a partir de Lisboa e num voo de regresso. Se não estou em erro, o catering em Lisboa é da responsabilidade de uma empresa dirigida por Vítor Sobral, um dos nossos melhores chefes. As ementas são muito bem concebidas e aliam um necessário consenso internacional com um toque português moderadamente manifesto.

Imperdoável, como pequeno pormenor, é que seja sempre servido como queijo o camembert rasca que dá pelo nome de Président. Nota positiva também para os vinhos, muito aceitáveis e representando Douro, Dão, Bairrada e Alentejo. No entanto, já tenho feito viagens em que só há a bordo um ou dois vinhos. Ou ainda, como já me aconteceu, agora que, muito bem, o vinho é servido a copo, não tivessem aberto uma garrafa porque eu era o único passageiro a escolher um determinado vinho.

Feito o elogio a Vítor Sobral, vem a critica principal. Ele é tido como um dos nossos cozinheiros que melhor domina tecnicamente a temperatura. Todavia, falha muito em relação aos fornos de bordo dos aviões. Devia fazer algumas viagens a testar as suas confecções. Há dias, serviram-me uma aparentemente apetitosa vitela assada com molho de amêndoas e arroz de damascos. Nada a dizer quanto à qualidade da carne e ao tempero, mas o molho estava grossíssimo e quase seco (é por isto que nunca aqueço no micro-ondas molhos com base em roux de farinha) e o arroz ficou também seco e crestado.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home