" />

julho 09, 2006

Desta vez, o que eu adoro

Depois do "detesto", tem de vir o "adoro". Mais uma vez, vai a eito e sem uma ordem lógica.

1. Claro que primeiro, a arrumar o assunto, as coisa que não fazem parte do dia-a-dia: beluga, salmão escocês genuíno, foie gras da mãe do meu amigo Michel (nada de confusões), trufas, túberas alentejanas, cavaco dos meus mares ilhéus, lapas cruas que já não há, não digo mais porque já estou a salivar.

2. Adoro a genuinidade de tantas cozinheiras (ou eles), em quem se sente um gosto de bem comer vindo da infância, um gosto pelo enraizado nos bons produtos e na velha tradição.

3. Adoro o nosso excelente uso tradicional de condimentos: cravinho num ensopado de borrego, cominhos num sarrabulho, pimenta da Jamaica na cozinha açoriana.

4. Adoro tudo o que seja feijoada, desde que não tenha de pôr ao lado do prato chispe e orelha. E, já que falo de feijoada, também dobrada, de várias maneiras.

5. Adoro cozinha de pão, migas e tudo o que, fora do Alentejo, se chama de açordas. E até em sobremesas, vide barriga de freira ou as simples rabanadas.

6. Adoro uma sardinhada, em Junho. Já a comi em Espanha e na Grécia, mas a lusitana passa à frente.

7. Adoro a coisa mais simples que há, o cozido. E até propus no meu livro, em esmero talvez estranho, um cozido ao vapor, que recomendo.

8. Adoro uma sopa de "enfarta-brutos", que, na minha idade, me chega para um jantar de dia-a-dia. Vejam no meu livro a sopa de cavador, dos Açores.

9. Adoro polvo, de todas as maneiras, mas com destaque para o meu açoriano polvo guisado em vinho de cheiro.

10. Adoro um bom pargo assado, à antiga, porque não vou na moda absolutista dos grelhados.

11. Adoro um salmonete de Setúbal, com molho de fígado e laranja.

12. Adoro os bons restaurantes e tascas de petiscos, onde quer que os encontre, por este pais fora (e também em Espanha, os imperdíveis bares de tapas, que me valem toda uma refeição barata).

13. Adoro coisas já perdidas, ou quase, nos nossos restaurantes: fava rica, iscas, "punheta" de bacalhau, bife à Jansen, jaquinzinhos da horta, ervilhas com ovos escalfados, feijão verde guisado com linguiça, tanto mais.

14. Adoro bacalhau, mas sou extremamente exigente quanto à qualidade e à técnica de confecção. Leiam o que aqui já escrevi.

15. Adoro pato, mas nunca o que me servem. Pato confitado, um bom empadão à antiga, pato bem lacado, que delícias! E interrompi aqui este escrito, porque me apeteceu semi-inventar uma receita de empadão de pato. Com ela é que nunca mais como arroz de pato.

16. Adoro capão. Não há ave de supermercado que lhe chegue. É preciso é saber fazê-lo. Também lá vem a receita no meu livro.

17. Adoro um bife de lombo de carne supimpa: brasileira, argentina, texana, açoriana. Não me venham com a barrosã. Tenho é um sentido muito apurado da fritura: um quarto de passado. Interior rosado vivo e mole, mas sem líquido. E, se precisar de faca especial, está mal.

18. Adoro, como aperitivos, as favas fritas e as pevides torradas da minha terra.

19. Adoro doçaria conventual, que se lixe o colesterol.

Vou ficar por aqui. A lista nunca mais acabava. Os leitores que a completem. E isto é texto que possa ser escrito por quem publicou um livro de gastronomia/cozinha? Porque não?

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home