" />

maio 28, 2006

Compota de malagueta

Há uma semana, falei da malagueta açoriana. O meu irmão D. rivaliza comigo em gastronomia e em boa cozinha. Em certos aspectos, ultrapassa-me. Já não vou tendo muita disponibilidade para, como ele, passar dois dias na cozinha para uma esmerada confecção, sempre seguindo a melhor técnica. Ainda só não lhe deu para escrever um livro, como eu.

Há tempos, inventou e ofereceu-me uma coisa estranha, uma compota de malagueta. Excelente. O meu filho adoptou-a como ingrediente indispensável para barrar os bolos lêvedos das Furnas. Também vai bem com pão de caco ou com um simples pão de leite do continente. Estou é proibido de fornecer a receita. Se algum amigo comum me meter uma cunha talvez ele se comova.

Estamos habitualmente limitados às compotas de fruta. Ocasionalmente, podemos juntar compota de abóbora ou de tomate, mas é tudo. Ora aqui se vê que há larga margem para a imaginação, a exemplo da variedade dos chutneys indianos. Deixo algumas sugestões, de ingredientes de sabor forte: pimentão verde ou vermelho, pepino, aipo, talvez até mesmo ervas, como coentros ou hortelã. Experimentem. Eu também vou.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home