" />

abril 16, 2006

Cozinha de festas

As nossas cozinhas, como muitas outras, incluem pratos típicos de festas, geralmente religiosas. Hoje, domingo de Páscoa, não podia deixar de falar nisto. Domina hoje o cabrito ou o borrego, símbolos pascais.

Nos Açores, é diferente, por ser muito raro comer-se qualquer desses animais criança. No entanto, os Açores têm grandes tradições de cozinhas festivas: a galinha recheada do Natal (hoje, infelizmente, cada mais substituída pelo peru, mas, na minha casa e muito melhor, pelo capão), a panóplia da função do Espírito Santo - escreverei sobre isso quando se chegar ao domingo do Divino -, os fritos de carnaval, os chicharros de molho de salsa verde, com a fava de molho de unha e as papas grossas dos piqueniques de 1º de Maio, na Terceira. Esta é certamente a ilha com maior tradição desta cozinha de festas ou de dias especiais.

Neste dia de Páscoa, na Terceira, era habitual um prato sem equivalente no continente: as empadas de peixe da Páscoa. Tão vulgares eram que até eram vendidas nas padarias e pastelarias. Hoje vai grátis a receita, tal como se fazia na minha família, sem vos remeter para o meu livro.
Uma garoupinha (dos Açores, que já cá se vendem!) e 2-3 postas de cherne, 250 g de nozes, uma cebola, 2 dentes de alho, um bom ramo de salsa, uma cs de banha, 3 cs de azeite, 2 cs de vinagre, 100 g de azeitonas pretas e pimenta branca. Para a massa, 0,5 kg de farinha, 125 g de manteiga, 125 g de banha, 2 ovos, 2 cs de açúcar e sal.

Amassar bem os ingredientes da massa e deixar descansar enquanto se prepara o recheio. Fritar ligeiramente os peixes, às postas e desfazê-lo às lascas. Ferver o molho, feito com as nozes muito bem pisadas, o azeite, a banha, a cebola e o alho picados, a salsa em ramo atado, que se retira no fim, e as azeitonas descaroçadas, temperando com pimenta branca, deixando-o reduzir. Juntar o peixe e, se necessário, um pouco de água e ferver mais uns 2 minutos. Fazer as empadas em formas próprias e rechear com o peixe e as azeitonas, com um pouco de molho. Tapar com massa, deixando um furo por onde se vai juntando uns goles de molho à medida que vão assando. Pincelar a tampa com gema batida e levar ao forno. Servem-se acompanhadas com o resto do molho e com uma salada simples.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home